Dicas para construir o currículo ideal a fim de recolocar-se

Retornar ao trabalho após um período prolongado de folga pode ser assustador. Na verdade é muito assustador! No entanto, existem muitas coisas que você pode fazer para se certificar de que está preparado para voltar à ambiente profissional.

Essa é uma dúvida para os candidatos que perguntam sobre esse assunto com frequência, então, para aqueles que estão prestes a dar o mergulho de volta ao mercado de trabalho, aqui estão algumas dicas para construir o currículo ideal a fim de recolocar-se.

curriculo ideal a fin de recolocar-se

Os primeiros passos para recolocar-se no mercado de trabalho

Existem inúmeras razões pelas quais as pessoas acabam saindo do mercado profissional por um tempo. Licenças, tentativas de empreender, anos sabáticos, seja lá o seu motivo, se você pretende recolocar-se no mundo corporativo, algumas atitudes precisam ser tomadas.

Não existe um perfil profissional ideal para currículo, todos os candidatos têm chances de voltar ao mercado de trabalho e o primeiro passo é construir um modelo de currículo ideal.

Entretanto, essa tarefa não é fácil, principalmente se o tempo que você esteve fora foi longo. Mas não se preocupe! Vamos ajudá-lo a construir um documento que represente o seu perfil profissional atualizado, aprenda a construir o currículo ideal para voltar a trabalhar!

Mas antes de começar a escrever o seu currículo, é necessário tomar algumas atitudes para ajudá-lo nesse processo.
Em primeiro lugar você pode trabalhar no seu networking, atualmente existem redes sociais profissionais voltadas apenas para isso. Um exemplo é o LinkedIn, se você ainda não estiver usando, conecte-se agora mesmo e mantenha contato com os colegas antigos que podem te ajudar.
Deixe seus amigos e familiares saberem que você está à procura de trabalho novamente.

Encontramos algumas das melhores oportunidades de emprego por meio de referências de pessoas que já conhecemos.

Uma outra forma é usar sua rede para verificar canais de trabalho de curto prazo. Isso aumentará seu currículo e o tornará mais atual.

A abordagem direta também funciona, entre em contato com as empresas que você deseja trabalhar diretamente. Destaque logo de início o que você pode fazer por eles e quais organizações você já trabalhou anteriormente.

Faça sua pesquisa, isso é primordial, muito pode ter acontecido enquanto você esteve fora.
Revise suas expectativas salariais. Se você esteve ausente por um tempo, você provavelmente não poderá voltar ao mesmo nível de salário, então, pelo menos para começar, você pode ter que aceitar um corte.

Por fim, peça ajuda de recrutadores, alguns sites de recrutamento são gratuitos, outros exigem o pagamento de taxas, mas as oportunidades são vastas. Esses sites ou agências estão em uma posição muito boa para conectá-lo com pessoas com as quais você pode não conseguir se conectar. Também é bom conversar com alguém que pode lhe dar outra perspectiva ou até mesmo uma ideia em coisas que você não pensou.

O modelo de currículo ideal para quem ficou sem trabalhar

Não sabe ainda que modelo de currículo usar depois de um longo período fora do mercado? Então vamos conversar mais sobre o currículo no formato funcional.

O currículo funcional é um exemplo de currículo ideal para quem ficou sem trabalhar por longos períodos.
Apesar de estarmos habituados com o formato cronológico do documento, ou seja, aquele que dispõe suas experiências em ordem inversa de acontecimento, o modelo funcional não exige essa formatação.

Diferente do modelo de currículo cronológico, ele não expõe a lacuna de tempo que o candidato ficou fora do mercado de trabalho, pelo contrário, ele foca muito mais nas suas habilidades e competências conquistadas em outros trabalhos anteriores.

No entanto, dependendo do período que você esteve fora, pode ser preferível o formato de currículo misto ou combinado. Este modelo mistura os acontecimentos de forma cronológica inversa, mas ainda dá maior destaque para suas competências e ao que você pode trazer de novo para a empresa de acordo com suas experiências anteriores.

É por isso que consideramos o curriculo funcional o melhor para o perfil profissional que está há um tempo fora do mercado. Se você está desempregado há algum tempo ou é um recém-formado sem um longo histórico de trabalho, um currículo funcional pode funcionar para você principalmente por colocar suas experiências de trabalho mais relevantes em vez de organizar seu histórico de trabalho por data.

Com um currículo funcional, você reduz as informações desnecessárias e mantém suas experiências de trabalho mais importantes se tiver um longo histórico profissional ou ocupou várias posições diferentes.

Se você trabalhou como garçonete, gerente de restaurante e chef de cozinha em um período de 10 anos e está se candidatando a um emprego como gerente de uma loja atacadista, por exemplo, pode restringir seu currículo concentrando-se em suas experiências como gerente de restaurante.

Mesmo por longos períodos fora do ambiente competitivo que é o mercado profissional, você pode se destacar dos demais. Com um currículo funcional, você está contando uma história. Você está deixando o empregador fora do comum e mostrando exatamente como você pode ajudá-lo. E, adicionando valor, você certamente irá atrair atenção e entrevistas. É por esses motivos que acreditamos que este modelo é o currículo ideal para quem deseja recolocar-se.

Dicas para escrever o seu currículo ideal

Se você já tem um currículo pronto, melhor! Mas se não tem, não se preocupe, ajudaremos a criar um currículo ideal para a realocação no mundo corporativo.

Um dica é dar uma olhada nos diversos posts do site. Eles falam sobre os mais variados formatos de currículos existentes e quais são os melhores modelos para quem passou um período fora.

Antes de escrever seu currículo, faça uma lista de todos os trabalhos que você realizou e determine se um currículo funcional ou cronológico seria o mais adequado para você. Você também pode escrever um currículo de combinação, que combina aspectos do currículo funcional e cronológico. Um currículo de combinação pode ajudá-lo se você está tentando mudar de carreira após um período de pausa, mas você não tem experiência suficiente na nova carreira que você está escolhendo.

Mesmo com uma vasta experiência, não presuma que você terá o ajuste salarial adequado para um cargo, claro que você pode ter essa sorte, mas geralmente não é assim que acontece. De qualquer maneira, reflita sobre sua experiência e seja realista sobre o que você está procurando, seu nível real e venda as habilidades que você já possui.

Agora vamos para as dicas para escrever o seu currículo ideal:

Analise seu currículo antigo

Se você já tem um currículo pronto, pode reescrevê-lo de forma mais atrativa para as vagas que deseja se candidatar. Atualize o seu histórico profissional e educacional, acrescente os cursos realizados e as suas funções em outros trabalhos.
Lembre-se de focar em suas habilidades e não tanto nas datas de outras experiências de emprego.

Faça um sumário de habilidades

O sumário de habilidades chama a atenção dos recrutadores, ele é dinâmico e mostra aquilo que o candidato tem de melhor e mais inovador para trazer para o cargo e empresa.
Uma dica é relatar experiências de sucesso, indicar com números e porcentagens aquilo que você pode oferecer para a nova posição que almeja. Descreva sucintamente seu maior objetivo, seja claro e conciso.

Atualize suas habilidades tecnológicas

As pessoas geralmente presumem que, se você tiver uma folga do mercado de trabalho, não será um especialista em tecnologia. Portanto, tente demonstrar que suas habilidades estão atualizadas. Inclusive, se você não tem confiança nessa área, vale a pena pesquisar em cursos ou tutoriais on-line, apenas para se atualizar.

Pesquise formatos de currículos prontos

Para ter uma ideia do que escrever, que temos utilizar, qual é a fonte ideal para currículo ou a letra ideal para utilizar é essencial que você pesquise modelos prontos.
A internet é cheia de exemplos de currículos, com certeza você encontrará um que combine com você!

Venda-se!

Essa é a dica mais importante de todas. Tenha orgulho do que você conquistou no passado! Também se orgulhe de quaisquer outras habilidades ou experiências da vida que o ajudem ainda mais. Isso conta!
O que você tem feito no período de folga que pode ser valioso daqui para frente, muitos profissionais, por exemplo, tiram anos sabáticos e aprender diversas coisas fora do mundo corporativo mas que são essenciais em qualquer tipo de trabalho, remunerado ou não.

Lembre-se, só porque você teve uma pausa não significa que você está fora do jogo! Siga essa dicas para construir o currículo ideal a fim de recolocar-se e aproveite as chances que tiver com mais confiança!