O que você precisa levar para uma entrevista de emprego

Nem mais, nem menos. Descubra quais são as coisas que você precisa levar para uma entrevista de emprego e o que não tem nada a ver carregar para o compromisso.

Imagine a cena: um grupo de recrutadores se reúne no final do expediente. Um deles conta que seu entrevistado lhe ofereceu uma caixa de bombons. Outro fala de um rapaz com muito potencial, mas que se apresentou para o compromisso de mãos vazias.

Sabe qual a chance desses candidatos passarem de assunto dessa conversa a contratados da empresa? Nenhuma.

O problema não está no recheio do bombom ou na falta de um acessório como uma pasta ou bolsa. E sim, no despreparo que fica evidente com esse tipo de atitude!

que levar para uma entrevista de emprego

Chegar com presentes, lanches e artigos pessoais que não tenham nenhuma relação com uma entrevista de emprego é um erro tão grande quanto esquecer em casa os documentos exigidos.

Por isso, o ideal é organizar todas coisas que devem ser levadas consigo, da mesma forma que você separa sua roupa na noite anterior à entrevista.

Para ajudar você com isso, preparamos o checklist a seguir.

5 coisas que você deve levar para uma entrevista de emprego

Apenas uma pasta ou bolsa bem organizada

Para não se atrapalhar ao carregar diversas coisas para o compromisso, é recomendável trazer os seus pertences em um único acessório. O ideal é organizar direitinho as suas coisas em uma pasta ou bolsa. Para isso, escolha um modelo neutro e estruturado pois as peças em tecido ou material molengo podem deixar o conteúdo bagunçado.

Portfolio, documentos e/ou outros itens solicitados

Para não deixar de cumprir alguma exigência, leia com atenção as orientações contidas no anúncio da vaga e demais comunicações recebidas. Se você ficar em dúvida sobre quais documentos levar para entrevista de emprego, não hesite em entrar em contato para perguntar. Mesmo que isso não esteja indicado, compareça com um documento de identificação original (seu RG ou carteira de motorista, por exemplo) pois é provável que isso seja necessário para o seu cadastro ao entrar no local.

Cópias do seu currículo

Provavelmente, a pessoa que vai entrevistar você já estará com o seu CV aberto em uma tela de computador. Porém, o ato de enviar um currículo em mãos demonstra pró atividade e autoconfiança. E você ainda vai estar preparado(a) caso haja mais recrutadores na sala.

Material para anotações

Leve um belo bloco e suas próprias canetas e lápis para tomar notas durante a conversa ou checar as suas anotações anteriores. Nada mais deselegante do que pedir papéis e canetas emprestadas ao recrutador no meio da conversa, você não acha? Além disso, caso seja possível dar uma olhada em sua lista de perguntas ou tópicos para desenvolver nas respostas, você terá fácil acesso a isso.

Kit de emergência

Balinhas para o hálito, lenços de papel, band-aid… coloque esses itens em um pequeno necessaire para evitar constrangimentos e evite usá-los durante a entrevista. Fica a dica: uma das coisas que mais irrita os recrutadores é perceber que um candidato está mascando chicletes.

O que NÂO levar para uma entrevista de emprego

Depois de separar todas as coisas que se deve levar para a entrevista de emprego, faça um novo checklist para eliminar o seguinte:

  • Companhia. Se os seus pais ou amigos levarem você para a entrevista, peça que esperem em algum local próximo em vez de entrarem com você na sala de espera.
  • Presentes. Por mais que possa parecer simpático, o ato de presentear não é ético em uma entrevista de emprego. Você não deve oferecer qualquer tipo de mimo ao recrutador e ele não deve aceitar nada de você. Simples assim.
  • Bolachas, salgadinhos etc. Não pega bem trazer qualquer tipo de comida ou bebida para o ambiente da entrevista, muito menos consumir essas coisas na sala de espera.
  • Fones de ouvido, livro, palavras cruzadas ou outro tipo de distração para o período de espera. Aproveite o momento para relembrar ao seu treinamento ou simplesmente observar a sua respiração. Com isso, você terá mais calma e autoconfiança.
  • Cigarros. Se você é fumante, escove bem os dentes e lave as mãos antes de se apresentar para a entrevista de emprego.
  • Perfume ou desodorante para reaplicar. Em vez de demonstrar asseio, o aroma pode ser incômodo para os recrutadores.
  • Celular ligado. Para evitar contratempos, desligue o seu aparelho assim que entrar na sala de espera.

Leve acima de tudo a sua positividade!

Sabendo que você precisa levar para uma entrevista de emprego, nada vai faltar ou atrapalhar o seu desempenho. Você terá tudo que é necessário ao alcance de suas mãos e poderá focar a atenção na conversa.

Boa sorte!