Currículo para jovem aprendiz

Veja como fazer um bom currículo Jovem Aprendiz

Isis Graziele Da Silva
Revisado ​​por
Isis Graziele Da Silva
Especialista em Orientação Profissional
Atualizado em 08/07/2025
Um modelo de currículo para mayana ferraz.

Fazer o primeiro currículo pode parecer um desafio, principalmente quando você ainda não tem experiência profissional ou vai preparar o seu CV pela primeira vez na vida Por isso, é normal surgirem algumas dúvidas na hora de fazer um currículo para jovem aprendiz. 

Mesmo que você use um modelo pronto para editar online, talvez você não tenha certeza sobre como preencher cada seção ou sobre o que não colocar e o que não colocar no CV

Mas acredite: fazer um currículo para jovem aprendiz ou primeiro emprego pode ser mais simples do que parece! Tudo o que você tem que fazer é usar a ferramenta certa e seguir as dicas de quem entende de recrutamento.

Pensando nisso, preparamos um guia que traz as informações que você precisa para iniciar a sua trajetória profissional com mais confiança e adequação ao mercado de trabalho.

E, se após a leitura você ainda tiver dúvidas sobre como fazer um currículo com facilidade, saiba que os artigos a seguir também podem ser úteis para quem quer fazer um currículo para primeiro emprego:

Modelo de currículo para jovem aprendiz

Por onde começar? Um bom ponto de partida é usar um modelo de currículo para jovem aprendiz como base para inserir suas informações e personalizar como você quiser.

Isso porque, os melhores modelos prontos de CV já estão configurados de acordo com as expectativas atuais das empresas.

Ao escolher um dos inúmeros modelos disponíveis na plataforma OnlineCurrículo, você vai encontrar dicas passo a passo e sugestões de como preencher cada campo — inclusive com ideias de conteúdo específico para a oportunidade que estiver buscando. Assim, fica mais fácil saber o que colocar no currículo de jovem aprendiz e direcionar o seu CV para cada vaga do seu interesse, criando versões personalizadas em instantes!

Aproveite as próximas explicações e os exemplos que compartilhamos neste guia sobre currículo para jovem aprendiz para deixar o seu CV impecável e com muito mais chances de sucesso.

Como fazer um currículo para jovem aprendiz

Assim como você, muitos jovens que estão pensando em entrar no mercado de trabalho procuram informações sobre como fazer um currículo para jovem aprendiz. Por mais que esse tipo de CV tenha algumas características em comum com um currículo para primeiro emprego, é importante prestar atenção aos detalhes que podem fazer a diferença no sucesso de sua candidatura.

Para começar, o formato de currículo para jovem aprendiz deve dar mais ênfase aos seus estudos e às habilidades que você tem a oferecer. Por isso, é mais indicado optar pelo 

formato funcional — que é focado nas suas competências, ao invés de enfatizar a experiência cronológica em diferentes empregos.

Então, se a sua dúvida era “qual é o formato de currículo ideal?” para o processo seletivo de jovem aprendiz, a resposta é o formato funcional!

Nesse modelo de currículo, você pode colocar a seção Educação antes da seção de Experiência Profissional.

E que tal facilitar a sua vida usando o nosso gerador de currículo para criar seu documento a partir de um modelo pronto? A ferramenta ajuda você a manter o layout impecável e já vem com as seções que um bom currículo para jovem aprendiz deve ter.

Assim, com um modelo de currículo para jovem aprendiz para preencher, você economiza tempo e tem mais chances de acertar na montagem desse documento tão importante.

Agora, vamos falar dos itens de um currículo para jovem aprendiz?

Objetivo profissional

Mais do que informar que o seu objetivo profissional é entrar para o quadro de funcionários na condição de Jovem Aprendiz, é interessante aproveitar a seção Objetivo do currículo para demonstrar o seu potencial de desenvolver um bom trabalho na empresa. 

A dica é usar esse espaço para fazer uma breve declaração das suas intenções e dos motivos que levam você a acreditar que pode contribuir com aquele time de profissionais ao participar do programa de aprendizado.

Muita gente procura por exemplos de objetivos ou qual frase colocar no currículo para primeiro emprego. Você pode se inspirar em referências, mas seja original na hora de explicar o seu objetivo.

exemplo
Copiado!

Tenho interesse em me desenvolver profissionalmente como Jovem Aprendiz, contribuindo para a empresa com minhas habilidades de ________________, enquanto aprendo e aplico novas competências no ambiente corporativo.

Educação

No currículo de jovem aprendiz, um dos maiores destaques é a seção de Educação. Afinal, estamos falando de candidatos sem experiências profissionais.

Além disso, a seção Educação do currículo tem um papel muito importante no CV dos candidatos a empregos como Jovem Aprendiz. Isso porque, é necessário estar matriculado ou já ter concluído o Ensino Médio para participar desse programa. 

Dados como grau de escolaridade, o tipo de instituição de ensino e o seu desempenho escolar também podem fazer diferença no processo de seleção.Nesta seção, é importante informar corretamente a sua escolaridade, incluindo o nome e localidade da escola, os anos de início e conclusão de curso (ou mencionar a série que você está cursando), além de escrever um breve resumo sobre seus estudos.

exemplo
Copiado!

Ensino Médio em andamento (3º ano) – Colégio Estadual XYZ, São Paulo/SP.

Focado nas disciplinas tradicionais, com destaque em Matemática, Português e Inglês, além de envolvimento em projetos extracurriculares como a Feira de Ciências e a organização do Grêmio Estudantil. Conclusão prevista: dezembro de 2024.

Se você tem feito treinamentos ou cursos livres que sejam relevantes para o tipo de trabalho que vai desempenhar ou o setor da empresa em questão, mencione esses certificados.

exemplo
Copiado!

Curso de Informática Básica – Senac, São Paulo/SP, 2023.

Desenvolvimento de habilidades em informática, abrangendo o Pacote Office, navegação na internet e organização de arquivos. Projeto final: criação de apresentações e planilhas para simulação de ambientes corporativos.

Experiência profissional

Esta costuma ser a seção mais importante de um currículo, mas isso não acontece com quem vai se candidatar a vagas para Jovem Aprendiz — que tem um foco maior em treinar iniciantes com a capacidade de se comprometer com a atuação na empresa.

Por isso mesmo, um modelo de currículo para jovem aprendiz normalmente tem pouco ou nenhum foco na experiência profissional.

É claro que se você puder mencionar algum trabalho que já tenha feito, mesmo que tenha sido em caráter temporário ou não-remunerado, isso pode contar pontos a seu favor. Se esse for o caso, comece a lista pela ocupação mais recente e inclua todos os dados necessários na seção Experiência Profissional.

Mas não se preocupe se você nunca trabalhou, pois aqui também dá para mencionar experiências com voluntariado ou participação em projetos extracurriculares.

exemplo
Copiado!

Monitor de eventos – ONG Juventude Ativa, São Paulo/SP | Jul 2022 – Dez 2022
Auxiliei na organização de eventos comunitários voltados para jovens, contribuindo com a coordenação de atividades e controle de presença. Desenvolvi habilidades de comunicação, trabalho em equipe, capacidade de lidar com desafios em tempo real e de gerenciar atividades em grupo.

O que fazer quando se tem zero experiência

Mas como fazer um currículo de uma pessoa que nunca trabalhou? Ter zero experiência não é exatamente um problema para as empresas que seguem as leis sobre contratação de aprendizes. Afinal, gerar oportunidades de emprego para quem ainda não tem experiência é exatamente a ideia de iniciativas como o Jovem Aprendiz ou Aprendiz Legal.

Para saber mais sobre os principais tipos de programa de aprendizado, inclusive o Pronatec, consulte o site do Ministério do Trabalho (MEC). Além disso, você pode se cadastrar no CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) ou em outras instituições com o mesmo propósito. Quando você não sabe o que colocar no currículo, procure buscar informações direto nas organizações desses projetos.

Habilidades

A seção Habilidades do currículo é uma das mais interessantes para quem tem pouca (ou nenhuma) experiência profissional. Afinal, nela você apresenta os seus pontos fortes de uma maneira mais concisa e marcante do que no resto do CV.

Mas se você usar um bom modelo de currículo jovem aprendiz para preencher, o espaço de habilidades e competências já vai estar configurado em uma posição de destaque.

Muita gente quer saber o que colocar no currículo quando não tem experiência profissional. Então, quais seriam as melhores frases sobre habilidades para usar no CV de jovem aprendiz?

Existem diferentes maneiras de descrever suas habilidades. Por exemplo, dá para escrever apenas “domínio do Pacote Office” ou “noções básicas de Excel” em vez de mencionar os dados de um curso que você tenha feito ou se você aprendeu a montar planilhas assistindo a vídeos na internet.

exemplo
Copiado!
  • Conhecimento intermediário em Pacote Office (Word, Excel, PowerPoint).
  • Habilidade em comunicação e trabalho em equipe, adquirida em projetos escolares e voluntariado.
  • Facilidade com tecnologia e aprendizado rápido de novos softwares.

Tente evitar termos óbvios, como “responsabilidade” e “pontualidade” (isso é minimamente o que as empresas esperam). Você pode pesquisar na internet quais são as habilidades corporativas para ter algumas referências de habilidades mais interessantes, além de se inspirar nas sugestões de conteúdo sob medida para você direto no gerador de CV.Aproveite para citar algumas habilidades e competências na carta de apresentação, caso pretenda enviar uma junto com o seu currículo.

Informações Adicionais

Tanto no currículo de jovem aprendiz, quanto no CV de profissionais experientes existe a seção de Informações Adicionais. Geralmente, ela dá destaque a algo que seja importante para a sua candidatura, mas não tem muito a ver com o conteúdo das outras seções. 

Ao criar uma seção extra no currículo para mencionar essas experiências, você pode usar um nome personalizado, como Publicações, Premiações ou Idiomas (para valorizar o fato de você dominar bem alguma língua estrangeira).

O que não colocar em um CV de Jovem Aprendiz

Tão importante quanto saber o que colocar no currículo de jovem aprendiz, é saber o que evitar!

Há uma série de detalhes que é melhor não incluir no currículo. Estes são os principais:

  • Raça, gênero, estado civil, idade etc. – dados que podem indicar vieses de preconceituo ou discriminação já não fazem parte dos currículos modernos, mas você pode informar a sua data de nascimento no CV de Jovem Aprendiz.
  • Números de documentos – incluir esse tipo de informação no CV também é coisa do passado, você só vai ter que apresentar documentos na fase de admissão.
  • Referências, pretensão salarial e disponibilidade de horários – se algum desses dados for requisitado no anúncio de emprego, prefira colocar na carta de apresentação. Um currículo jovem aprendiz primeiro emprego deve focar na sua trajetória estudantil.
  • Gírias, abreviações, erros gramaticais ou de digitação – revise o texto do seu CV antes de enviar.

Por fim, vamos falar de mais uma dúvida comum: é preciso colocar foto no currículo de Jovem Aprendiz ou não? A resposta varia de empresa para empresa.

Currículo de jovem aprendiz pronto para enviar!

Depois de todas essas dicas sobre como fazer um currículo para jovem aprendiz, você já pode fazer o seu com mais tranquilidade!

Dedique um tempo para montar o seu CV, reunindo as informações necessárias e revisando algumas vezes. Dessa maneira, você garante que terá um currículo de qualidade sempre à mão para você se candidatar às vagas para jovem aprendiz e chamar atenção para o seu potencial de desenvolver um bom trabalho.

Comece agora mesmo a editar a enviar seu currículo pronto. Lembre-se que você pode alterá-lo facilmente e criar versões personalizadas para cada oportunidade. Assim, em breve você terá que se preparar para as entrevistas de emprego — e nós também temos vários artigos sobre esse assunto. Boa sorte!