Tire suas dúvidas sobre as informações adicionais para currículo

Tire suas dúvidas sobre as informações adicionais para currículo

Você está se perguntando o que deve e o que não deve incluir no campo de informações adicionais para currículo? Ou não tem certeza se preencher esse campo é uma boa estratégia em seu caso? Confira agora as orientações de nossa equipe de especialistas.

Seja qual for o modelo de currículo escolhido por você, há dados que são indispensáveis e outros que são considerados opcionais nesse tipo de documento — mas que podem ser adicionados se você preferir.

informações adicionais no currículo

Contudo, o simples fato de apresentar mais dados não garante de que suas chances sejam maiores. Para que isso aconteça, é importante saber quando e como vale a pena complementar suas informações essenciais. É disso que vamos falar neste artigo!

Fornecer informações adicionais para currículo ou não? Eis a questão.

A principal função de um currículo profissional é apresentar um panorama sobre um (a) candidato(a) à uma vaga de emprego para recrutadores e gerentes de RH. Esse documento segue um padrão que facilita a avaliação e comparação de dados dos interessados.

Portanto, o que você realmente precisa questionar é se suas informações adicionais contribuem para a formação desse panorama — com base nos requisitos da vaga. Ou seja, o conteúdo extra deve refletir experiências, habilidades e conhecimentos que agregam valor à sua candidatura.

O que colocar nas informações adicionais do currículo?

Seguindo a explicação do tópico anterior, pense no que poderia influir positivamente em sua imagem profissional e que ficou de fora do seu histórico. A próxima etapa é checar se esse tipo de informação se encaixa no padrão esperado pelas pessoas que vão avaliar o seu currículo.

Sim, porque certas informações adicionais podem fazer você a avançar no processo de contratação… e outras não.

Por isso, consulte as listas abaixo para saber o que costuma causar um bom impacto nos recrutadores e no que você deve pensar duas vezes antes de incluir nesse campo:

Boas informações adicionais para currículo:

  • Certificações profissionais em áreas relevantes para o cargo pretendido
  • Participação em workshops, treinamentos técnicos ou conferências dentro do campo de atuação da empresa
  • Publicação de textos com temas relacionados ao universo da vaga
  • Recebimento de prêmios por experiências ou habilidades que sejam condizentes com o tipo de trabalho desejado
  • Participação em associações profissionais com atividades ligadas à sua área
  • Intercâmbios ou vivências no exterior que comprovem a sua proficiência em uma língua estrangeira
  • Estágios, intercâmbios e experiências voluntárias que podem incluir até a sua filiação a grêmios estudantis ou clubes esportivos, desde que relevantes.

Tipo de informação que você pode incluir no CV com cautela:

  • Hobbies: faz sentido incluir esse tipo de detalhe se for referente a alguma habilidade específica que traga benefícios comprovados à sua atuação profissional ou tenha uma forte conexão com a cultura da empresa.
  • Referências: podem entrar como informações adicionais para currículo quando houver instruções específicas sobre isso na descrição da vaga. Do contrário, é melhor evitar.
  • Disponibilidade: siga o mesmo critério acima
  • Pretensão salarial: o ideal é não mencionar valores no currículo, pois eles podem ser negociados posteriormente e não há como saber por quanto tempo o documento ficará nos arquivos da empresa ou para quais departamentos ele pode ser encaminhado. Se essa informação for solicitada na descrição da vaga, prefira inseri-la na carta de apresentação ou no corpo do e-mail.
  • Autoria de blogs ou perfis em redes sociais com bons níveis de influência: só mencione (e inclua links) se você tratar de temas pertinentes ao universo do cargo e/ou da empresa. Lembre-se que é provável que o seu CV passe por funcionários com expectativas mais formais antes de ser visto pelo time criativo.

Também temos algumas dicas “adicionais” para você!

  • Evite incluir dados considerados desnecessários no CV, tais como data de nascimento, números de documentos e imagens.
  • Se você pretende usar informações adicionais prontas para currículo, faça uma edição minuciosa para um resultado autêntico.
  • Assim como sugerimos no passo a passo de outras seções do currículo, procure levantar palavras-chave na descrição da vaga ou no site da empresa para incluir em suas frases.

Está tudo claro?

O objetivo deste guia sobre o que colocar em informações adicionais no currículo é ajudar você a encarar esse campo do CV com mais segurança. Afinal, ele pode ser muito útil para profissionais com menos tempo de experiência (até os que nunca tiveram um emprego) ou em busca de uma mudança de carreira.



Conte sempre com os nossos artigos para esclarecer suas dúvidas!