Como se preparar para uma entrevista de emprego

Como se preparar para uma entrevista de emprego

Em primeiro lugar, parabéns pela convocação pelo êxito de seu currículo. É hora de dar o próximo passo no processo seletivo e apresentar pessoalmente as suas qualificações. E sabe o que você precisa para se dar bem? Aprenda como se preparar para uma entrevista de emprego.

Veja agora como se preparar para uma entrevista de empregoComo disse Henry Ford, o visionário americano que revolucionou a indústria automobilística, “Antes de mais nada, preparar-se é o segredo para o sucesso”. Portanto, sem mais demora, confira como fazer isso:

Dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego

Muitos candidatos têm dúvidas sobre como se apresentar, o que dizer e até o que vestir em uma entrevista de emprego. Tudo isso faz diferença, então leve em consideração as seguintes etapas:

Faça uma pesquisa

Para se preparar bem antes da conversa com o recrutador, é importante conhecer melhor a empresa e saber mais sobre os requisitos do cargo em questão. Você pode, inclusive, consultar se haverá teste psicotécnico, dinâmica de grupo ou outras peculiaridades no encontro agendado. É bom levantar diversas informações, mas sempre tome como base o que consta no anúncio da vaga e as orientações específicas que você receber antes da entrevista, ok?

Afine a sua abordagem

Como você acaba de preparar ou atualizar o seu currículo, é provável que as informações sobre seus estudos e experiências profissionais ainda estejam frescas em sua mente. Ainda assim, vale fazer uma revisão pensando nas possíveis perguntas sobre cada tema. Uma boa tática para isso, é usar a técnica STAR (Situação-Tarefa-Ação-Resultado) para elaborar suas respostas. Mas lembre-se: não se trata de decorar e repetir, e sim, de assimilar uma forma lógica e eficiente de abordar as suas conquistas e qualificações.

Treine com antecedência

A ideia é praticar para que você sinta mais segurança diante do recrutador e tenha o seu melhor desempenho antes, durante e depois da entrevista. Vale treinar o seu cumprimento, estudar respostas para perguntas básicas sobre seus pontos fortes e pontos a serem melhorados, fazer ajustes de postura e respiração… Assim você vai ficar à vontade no momento do encontro. No entanto, não pense nessa etapa como um ensaio pois as situações não serão exatamente como você imaginou. Então, foque em trabalhar a sua desenvoltura para se adaptar às diferenças.

Prepare o visual adequado

Através da sua aparência e vestimenta, o recrutador faz uma primeira análise sobre você em poucos segundos. Portanto, é importante se apresentar com um visual em sintonia com a cultura da empresa e a vaga pretendida, lembrando que a pessoa que vai entrevistar você pode pertencer a um setor mais conservador. Dê uma olhada em nosso texto sobre o tema e faça bonito na entrevista!

Espere o inesperado

Assim como sua conversa com o recrutador pode tomar um rumo que você não tinha imaginado, outros imprevistos devem ser considerados. Por exemplo, o trânsito em seu trajeto para a entrevista ou problemas técnicos na configuração, caso a conversa seja por vídeo. Conte com uma margem de tempo para não se atrasar para o encontro! Além disso, tome algumas medidas para reforça a sua tranquilidade:

  • Calcule o que é preciso para se apresentar no local combinado com 15 minutos de antecedência
  • Passe suas roupas, engraxe ou limpe seu calçado, separe os acessórios
  • Organize na noite anterior tudo que vai vestir e levar com você
  • Durma cedo e acione seu alarme para despertar com tempo de sobra para se arrumar
  • Faça uma refeição leve antes de sair

Como se preparar para uma entrevista de estágio ou primeiro emprego

A principal dica sobre como se preparar para uma entrevista de primeiro emprego ou de estágio é não se intimidar diante daquilo que você (ainda) não sabe. Para isso, durante a sua preparação, cheque qual a resposta ou postura mais profissional a cada etapa.

Tenha em mente que a sua convocação para o encontro com o recrutador é sinal de que você possui a formação acadêmica e/ou as características esperadas para o preenchimento da vaga. Ele quer basicamente avaliar a sua desenvoltura e disponibilidade em aprender. Portanto, o preparo prévio para a entrevista é fundamental para você demonstrar autoconfiança.

Como se preparar para uma entrevista em inglês

Além de adotar as atitudes sugeridas no tópico anterior, dê uma atenção especial ao uso do idioma nos treinos para desenvolver ainda mais a sua fluência.

Vale a pena gravar e ouvir suas respostas para aperfeiçoar a pronúncia e ainda estudar alguns termos específicos de sua área de atuação.

A boa notícia é que as entrevistas em inglês costumam seguir um padrão de perguntas, que também estão destrinchadas aqui no blog, então você pode estudar de forma mais direcionada.

Prepare-se para o sucesso

Para resumir em poucas palavras como se preparar para uma entrevista, a chave é estudar, se adequar, treinar e prevenir contratempos. Vá com calma e se inspire em mais esta citação do empresário Henry Ford: “Nada é particularmente difícil se o dividirmos em pequenas tarefas”.