Você enviou um currículo, participou de uma entrevista e está esperando a resposta sobre uma vaga. Mas quanto tempo leva para a empresa chamar após a entrevista?
Essa pergunta passa pela mente de muitos candidatos, que ficam ansiosos diante de uma oportunidade de trabalho.
Estar ansioso pela resposta da corporação é normal, mas você precisa saber que não há um padrão de quanto tempo leva para a empresa chamar após a entrevista.
Segundo pesquisas realizadas pela Indeed, em 44% dos casos, a empresa leva até duas semanas para chamar o candidato aprovado na entrevista.
Para outros 37% dos casos, há a espera de uma semana para ser chamado, enquanto em apenas 4% dos casos o candidato recebe a aprovação no mesmo dia da entrevista.
Eliane Catalano, Coordenadora de Seleção da NOSSA Gestão de Pessoas e Serviços, alerta que não é possível definir um tempo padrão porque as empresas que buscam novos colaboradores precisam fazer uma análise completa antes de contratar alguém.
Essa análise inclui uma avaliação criteriosa do desempenho dos candidatos na entrevista, a identificação de pontos positivos no currículo e o que uma pessoa pode acrescentar para um time de trabalho.
Além disso, a situação econômica atual faz com que haja muitos candidatos por vaga. Assim, as empresas recebem muitos currículos e fazem várias entrevistas, o que torna o processo mais demorado.
Uma boa forma de diminuir a ansiedade e não se preocupar com quanto tempo leva para a empresa chamar após a entrevista é conhecer as fases envolvidas em um processo seletivo.
Conhecendo as etapas de um processo seletivo
A espera pela resposta da empresa é uma das fases que mais provocam ansiedade, mas não é a única de um processo seletivo.
Para começar, há o envio do currículo, que pode acontecer de forma presencial ou por e-mail. A construção do currículo é bem importante, e você pode seguir a estrutura que os recrutadores esperam para ter mais chances de sucesso.
Com vários currículos recebidos, os recrutadores vão analisar e selecionar somente aqueles que combinem com a descrição da vaga.
Os profissionais “donos” desses currículos serão chamados para uma entrevista, que pode ter uma ou mais etapas.
Dependendo da empresa, a entrevista se divide em três partes, com dinâmica de grupo, conversa com o RH e entrevista com o gestor da área.
Normalmente, ao final do processo seletivo, os recrutadores dão uma estimativa de quanto tempo leva para a empresa chamar após a entrevista, caso você seja aprovado.
E então, é o momento de esperar pela resposta. Mas será que você pode fazer algo após a entrevista?
O que você pode fazer depois da entrevista?
Enviar um e-mail é a melhor forma de se comunicar com os recrutadores de uma empresa. Afinal, o RH é um setor cheio de compromissos e você não vai querer “atrapalhar” o fluxo de trabalho com uma ligação.
Assim, depois que você passar por uma entrevista, quando chegar em casa, pode enviar um e-mail agradecendo a oportunidade de participar da conversa e de visitar a empresa.
Nesse caso, não espere uma resposta. É possível que o recrutador tenha outros compromissos e acabe esquecendo de responder, o que não significa que não gostou de você.
No processo seletivo, você vai receber um prazo de quanto tempo leva para a empresa chamar após a entrevista (se não tiver essa informação, pergunte). Então, espere até o fim do prazo para entrar em contato com o RH.
O ideal é enviar um e-mail para o recrutador somente dois ou três dias após o prazo estipulado ter vencido. Na mensagem, pergunte se há um posicionamento sobre o processo seletivo e se há um novo prazo para a resposta.
Porém, se você foi à entrevista e já se passaram 3 semanas, pode entender que a vaga foi fechada e você não foi o escolhido.
Então, é hora de revisar o seu currículo e pesquisar por exemplos que podem te ajudar no próximo processo seletivo.
Não deu certo, e agora?
Nem sempre você vai participar de uma entrevista que termina em contratação. Na verdade, durante o período de busca por um emprego, haverá vários “nãos” pelo caminho.
Porém, você pode tirar algo de positivo em todas as experiências que você passar!
A primeira dica é, a cada negativa de entrevista, revisitar o seu currículo e descobrir onde é possível melhorar.
Depois, você pode analisar como se saiu na entrevista de emprego. Vale pesquisar sobre como se comportar em um processo seletivo para saber o que poderia ter sido melhor.
Além disso, muitas empresas enviam a negativa de uma vaga com detalhes do que fez você não ser o escolhido, o que pode ajudar na hora de rever os pontos de melhoria e aplicar as mudanças necessárias.
Por fim, é colocar o estado emocional em dia para recomeçar! Assim como essa vaga surgiu, outras vão aparecer. Prepare-se para o seu próximo desafio para ter ainda mais segurança e chances de sucesso!
Artigos relacionados


