Como se apresentar numa entrevista de emprego

Você tem uma ótima oportunidade profissional pela frente, mas não sabe bem por onde começar? Isso é normal. Então, aproveite para tirar suas dúvidas sobre como se apresentar em uma entrevista de emprego.

Durante essa etapa do processo de seleção para uma posição na empresa, há várias ocasiões em que você precisa cumprimentar pessoas e fazer uma breve introdução sobre si mesmo(a). Da recepção ao primeiro contato pessoal com recrutadores, futuros gerentes e empregadores em potencial. Isso sem falar na questão que tantos candidatos temem: — Fale-me sobre você.

Como se apresentar numa entrevista de emprego

Então, preparamos este artigo com todas as orientações necessárias para você se sentir confiante com a sua apresentação em um ambiente de entrevista.

As 7 principais dicas para você se apresentar em uma entrevista de emprego

A maneira como você se dirige às pessoas faz toda a diferença na impressão que os recrutadores formam a seu respeito. Esse é um ótimo momento para demonstrar as suas habilidades interpessoais. Portanto, certifique-se de seguir as melhores práticas em cada etapa:

Faça um checklist antes de sair de casa

De preferência, separe na noite anterior as roupas que você pretende vestir na entrevista, o endereço do local e as coisas que você precisa levar para o compromisso. Aqui no blog, temos vários artigos sobre essa etapa de preparação para que você não perca pontos por conta de algum detalhe básico.

Seja cordial desde a sua chegada

Mais do que entrar com o pé direito na empresa, trate com educação e respeito as pessoas da recepção. Diga seu nome e indique com quem é o seu compromisso, sem esquecer daquelas palavrinhas mágicas: bom dia, por favor, obrigado…

Alguns recrutadores gostam de perguntar aos recepcionistas qual a primeira impressão sobre os candidatos. Dessa forma, você garante uma boa resposta.

Tome a inciativa nos cumprimentos iniciais.

  • Levante-se e estenda a mão para um firme aperto, o tipo de cumprimento mais adequado nesse tipo de situação
  • Certifique-se de manter contato visual com a pessoa e sorrir ou manter uma expressão cordial (o que for mais autêntico e confortável para você)
  • Apresente-se dizendo olá, bom dia ou boa tarde e falando o seu nome completo
  • Depois que o recrutador responder, agradeça a oportunidade da entrevista e/ou diga que é um prazer conhecê-lo. Use apenas uma frase, deixando as explicações e comentários para quando for solicitado na conversa.

Siga a liderança do entrevistador

Sempre que você tiver qualquer dúvida sobre como se comportar em uma entrevista de emprego, observe e escute a pessoa responsável por conduzir a conversa. Aguarde um gesto para acompanhá-la sem bloquear a movimentação natural pelos ambientes e, se você só for ao encontro dela em uma sala, deixe para entrar e sentar-se no momento que for solicitado.

Também é fundamental ouvir atentamente as orientações e questões propostas. Para evitar a pressão, procure respirar antes de falar. Assim você não corre o risco de travar ou se afobar para dizer algo fora de contexto.

Mantenha uma postura amigável

É claro que você não vai andar com as costas curvadas ou se jogar na cadeira como se estivesse no sofá de casa, certo? Uma boa postura transmite autoconfiança e ainda ajuda você a respirar (e pensar) com mais tranquilidade.

Procure deixar os pés paralelos e inteiramente apoiados no chão. Assim você tem mais facilidade para deixar as costas eretas e evitar aquelas balançadas involuntárias nas pernas.

Outra dica é deixar as suas mãos à vista pois, instintivamente, as pessoas ser sentem mais seguras com isso. Mas não se apoie na mesa do entrevistador ou fique mexendo em seus objetos, ok?

Responda com sinceridade

Fazer um treino prévio é a melhor solução para comunicar-se bem na entrevista. Assim, você pode estudar as exigências do cargo e a cultura da empresa para elaborar melhor as suas respostas. Porém, não se limite a decorar frases feitas. O ideal é assimilar as informações completas para usá-las de maneira relevante na conversa.

Use também esse momento para levantar as suas dúvidas, já que é provável que o recrutador lhe ofereça a oportunidade de fazer perguntas.

E se ele fizer alguma dinâmica diferente ou questão incomum, mantenha a calma e use o seu raciocínio lógico. Não tenha vergonha de pedir explicações e afirmar que não entendeu algo. A sinceridade costuma ser um ótimo trunfo.

Segure a ansiedade na despedida

Mesmo que você perceba que a entrevista está terminando, espere que o recrutador conclua e só então levante-se e aperte a mão dele novamente. Agradeça-o pelo tempo dedicado à conversa com você, com um sorriso ou expressão positiva no rosto.

Evite perguntar se você foi bem ou dizer “desculpe por qualquer coisa”. Se ele não lhe contar quais os próximos passos ou a data da decisão, tudo que você pode fazer é aguardar… e torcer!

Viu como é tranquilo?

Com estas orientações, você vai saber como se apresentar em uma entrevista de emprego e aumentar as suas chances de conquistar a vaga de seus sonhos. Nosso blog tem uma série de artigos sobre o tema, leia sempre que precisar e indique para seus amigos!