Onlinecurriculo » Blog » Conselho de carreira » Como Resolver Conflitos no Ambiente de Trabalho: 7 Estratégias Úteis

Como Resolver Conflitos no Ambiente de Trabalho: 7 Estratégias Úteis

Equipe de OnlineCV
Escrito por
Equipe de OnlineCV
Atualizado em 17/04/2025
Três empresários sentados ao redor de uma mesa em uma reunião

Você sabe como lidar com colegas de trabalho difíceis e resolver as divergências entre sua equipe? A resolução de conflitos profissionais é uma competência importante para quem está em busca de emprego ou vai concorrer a uma promoção para avançar na carreira. Afinal, isso demonstra preparo para enfrentar um dos desafios típicos de quem conquista uma posição de liderança — ou pretende chegar lá.

Como lidar com conflitos em seu ambiente de trabalho

A solução de conflitos requer inteligência emocional e outras habilidades interpessoais, além de algumas técnicas que você pode desenvolver com base nas dicas a seguir:

1. Respeite a hierarquia na solução de conflitos

Antes de interferir nos conflitos que surgirem em seu ambiente de trabalho, você deve se certificar de que essa atitude não ultrapassa os limites impostos pelo esquema hierárquico da empresa. O ideal é conversar sobre isso ao tratar de suas atribuições com a equipe de recursos humanos ou explicar a seus superiores diretos que você gostaria de se responsabilizar pela solução de conflitos em seu setor. Assim, as pessoas vão entender que você não está tomando o lugar de ninguém com a iniciativa de mediar disputas e solucionar problemas internos.

2. Explique como você pretende mediar o conflito

Quando há algum tipo de conflito entre duas ou mais pessoas na empresa, é provável que o nervosismo se espalhe pelo restante da equipe. Então, reúna seu grupo de trabalho e explique que você pretende entender melhor o que está acontecendo para buscar uma solução conjunta e imparcial. É melhor fazer isso em vez de convocar apenas os envolvidos para uma reunião, causando embaraço e aumentando o clima de rivalidade. Assim, você também abre espaço para que outras pessoas se manifestem e se sintam menos ansiosas com o problema em questão.

3. Pratique a escuta ativa e lidere a conversa

Nas conversas em particular para mediação de conflitos, é importante escutar sem fazer julgamentos, demonstrando atenção, tranquilidade, respeito e empatia. Para evitar confrontos, peça para que cada pessoa aguarde até que a outra exponha seu ponto de vista. Depois, fale sobre a importância do trabalho em equipe e incentive a troca de ideias construtivas, fazendo perguntas ao longo do processo para trazer à tona o que realmente está motivando a controvérsia. Caso o debate se torne mais acalorado, experimente usar a técnica de falar em um tom mais baixo até que os ânimos se acalmem.

4. Evite deixar algum ponto mal resolvido

Uma boa estratégia para lidar com conflitos no ambiente de trabalho é avaliar a situação sob diversos ângulos, buscando uma solução mais abrangente para o problema. Mantenha a transparência e estabeleça um prazo para fazer uma avaliação minuciosa antes de propor soluções à equipe — que também serve como uma espécie de trégua. Se necessário, peça opiniões para outros líderes de equipe e converse com o departamento de RH da empresa antes de tomar qualquer atitude mais drástica.

5. Saiba como lidar com colegas de trabalho difíceis

É comum haver pessoas com quem é mais difícil trabalhar em sua equipe, seja por falta de afinidade ou características conflitantes no modo de desempenhar as tarefas. Por outro lado, as diferenças devem ser respeitadas no ambiente de trabalho e você pode aprender muito com elas. O grande desafio é lidar com personalidades reativas, mas isso vai ajudar você a desenvolver uma série de habilidades pessoais importantes para a vida profissional, tais como autocontrole, adaptabilidade e eficiência nas comunicações.

6. Mantenha sua postura profissional

Ao conquistar espaço para tomar atitudes como solucionar conflitos na empresa, você deve continuar agindo como de costume em situações normais. Assim como algumas pessoas vão se sentir aliviadas por contar com o seu apoio quando surgir algum problema, outras podem sentir inveja de você e até sabotar algumas de suas iniciativas. O profissionalismo é a chave para equilibrar essas reações e melhorar a convivência no ambiente de trabalho. Além disso, faça o possível para evitar fofocas, mal-entendidos e controvérsias desnecessárias.

7. Amplie seus conhecimentos sobre resolução de conflitos

A resolução de conflitos está entre as competências mais valorizadas no mercado de trabalho. Por isso, mesmo que você tenha um dom natural para promover o entendimento entre as pessoas, é importante se atualizar e descobrir novas técnicas para aplicar no seu dia a dia. Há séries e filmes sobre gestão de conflitos nas empresas que podem ser boas fontes de inspiração para você. Além disso, procure livros específicos sobre o tema e amplie seus conhecimentos com leituras complementares, sobre diversidade e inclusão no trabalho, antirracismo, liderança, técnicas de negociação etc.

Artigos relacionados