Empreender e trabalhar com carteira assinada podem ser situações bem diferentes, mas isso não significa que uma vivência como empresário não tenha valor na busca por um emprego. O importante é saber como colocar a informação sobre empresa própria no currículo para dar destaque às habilidades e experiências profissionais desenvolvidas nessa etapa de sua carreira.
O mercado de trabalho no Brasil tem características que podem ser favoráveis nesse caso. Para se ter uma ideia, os índices do trabalho informal ficam na casa dos 40% em relação à população empregada em nosso país — segundo levantamento conduzido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no primeiro trimestre de 2021.
É louvável encontrar uma solução para garantir o próprio sustento diante de um cenário de grande competitividade e poucas oportunidades de emprego. Por outro lado, o IBGE também apresenta um número expressivo de novos negócios que encerram atividades em até 2 anos, com 6 a cada 10 empresas fechando antes de completarem 5 anos.
Seja qual for o seu motivo para procurar um trabalho formal, o empreendedorismo deve ter lhe rendido aprendizados valiosos e é isso que você precisa ter em mente na hora de fazer o seu curriculo.
Então, arregace suas mangas e aproveite nossas dicas e exemplos para mencionar da melhor maneira a atuação em sua própria empresa.
Dicas para mencionar suas experiências em empresa própria no CV
Antes de mencionar experiências em empresa própria no CV, é bom usar a sua “visão de dono” para se colocar no lugar de quem vai avaliar esse documento.
Ou seja, tente entender melhor quais as necessidades dos recrutadores, analistas de RH ou contratantes do setor para o qual está se candidatando. Afinal, é para eles que você deve demonstrar sua competência e adequação (ou readequação) à uma oportunidade de trabalho.
Procure também avaliar os seguintes pontos:
- Você tem um objetivo bem definido? É importante esclarecer quais as suas expectativas com relação ao emprego desejado para saber como a sua experiência na condição de empreendedor pode se encaixar nesse contexto.
- Quais são os seus sentimentos quanto à sua atuação em empresa própria? É importante ver o lado positivo da empreitada, afastando qualquer frustração ou sensação de fracasso e focando naquilo que você pode aprender, desenvolver e conquistar através dessa experiência profissional.
- Em que medida as suas experiências em empresa própria são relevantes para o cargo? Se você acaba de abrir um negócio em outra área apenas para se sustentar enquanto busca recolocação profissional, talvez não seja necessário incluir tal informação no CV. Isso também é dispensável se você já tem um currículo extenso e/ou considera esses dados irrelevantes para a carreira que pretende trilhar sob um contrato formal.
Lembre-se que há casos em que você pode apenas explicar um período sem trabalho formal no currículo e outros em que vale a pena mencionar as experiências adquiridas trabalhando em sua própria empresa de uma maneira que seja bem interpretada pelos recrutadores e possa alavancar suas chances em um processo seletivo profissional.
Exemplos de como colocar empresa própria no currículo
Quer você só possua experiência com empreendedorismo ou tenha trabalhado apenas por um período em sua própria empresa, é importante destacar as suas pretensões e os pontos fortes que apontam para seu potencial de sucesso na carreira desejada.
Para isso, inspire-se nos exemplos abaixo:
Justificando o objetivo de trocar o empreendedorismo pelo emprego formal
Com a experiência de administrar uma empresa própria de representação de marcas de luxo em moda feminina, pude investir em minha formação na área de Marketing de Moda e estabelecer sólidos contatos com os principais nomes do setor. Pretendo aplicar os conhecimentos e as habilidades desenvolvidas nessa fase no cargo de Gerente de Merchandising de Moda na XYZ.
Incluindo um período de experiência profissional na própria empresa
Activepress
Assessora de Imprensa
Jan/2015 – Nov/2020
Do período de 6 anos em que estive à frente de minha própria empresa de assessoria de imprensa, destaco as seguintes realizações:
- Divulgação de notícias sobre meus clientes nas principais mídias brasileiras, incluindo conquistas como entrevistas nos programas Fantástico, da Rede Globo de Televisão e Breaking News da CNN Brasil
- Coordenação de coletivas de imprensa com a presença de jornalistas internacionais
- Preparação de releases, notas e matérias promocionais de grande repercussão, em especial na cobertura esportiva
Agora que você já sabe como colocar empresa própria no currículo e quanto a sua experiência no empreendedorismo pode agregar valor à sua candidatura, comece já a montar o seu CV vencedor.
Artigos relacionados


