Você está em dúvida sobre o que colocar na área de interesse no currículo ou mesmo se deve incluir essa seção no seu documento? Pois saiba que, quando relevante e bem-elaborado, esse tipo de conteúdo pode até “virar o jogo” e fazer com que a sua candidatura se torne bastante atraente para recrutadores e contratantes em potencial.
Para que isso aconteça, no entanto, é importante saber quando e como escrever essas informações para facilitar a compreensão do seu perfil profissional.
Neste post, você vai entender melhor a importância da área de interesse no currículo para começar a usá-la a seu favor.
O que é área de interesse no currículo
A seção sobre a área de interesse no currículo serve basicamente para esclarecer qual é o foco de uma candidatura — por exemplo, indicando em qual departamento você gostaria de trabalhar. Além disso, pode ser usada em conjunto com alguns interesses pessoais para reforçar a sua adequação à cultura da empresa.
Como fornecer esse tipo de informação costuma ser opcional, a dica é considerar o seguinte:
- Se você for submeter seu currículo à apreciação do departamento de Recursos Humanos sem saber se há uma vaga a ser preenchida na empresa, vale a pena destacar quais são as suas áreas de interesse logo no início do CV. Isso facilita a vida da equipe de recrutamento e resulta no direcionamento do seu material à pessoa certa.
- Se você estiver respondendo a um anúncio de emprego ou a uma vaga específica, pode ser relevante fazer uma breve menção aos seus interesses pessoais no campo destinado ao Objetivo Profissional para tornar a sua candidatura atraente. Mas, nesse caso, é melhor posicionar a seção sobre interesses e hobbies no final do documento.
- Iniciantes podem aproveitar essa seção para deixar o currículo mais robusto e valorizar suas principais competências profissionais.
Dica de expert: quem não planeja mudar de carreira e tem o CV focado em um tipo de experiência não precisa colocar uma área específica de interesse no currículo, a não ser que isso seja um requisito para a candidatura.
As principais áreas de interesse no currículo
Nem tudo o que entusiasma você em sua vida pessoal vai se traduzir em áreas de interesse profissional. Afinal, muita gente gosta de artes, esportes e viagens sem que isso faça diferença nas rotinas do trabalho.
A dica para saber o que colocar nessa seção do currículo é focar em sua formação e/ou profissão e sempre relacionar seus interesses à carreira que pretende seguir.
Exemplos de áreas de interesse de acordo com a carreira:
Designers:
- Equipe de produção de conteúdo
- Branding e design para mídias sociais.
Advogados:
- Departamento Jurídico
- Direito Empresarial
- LGPD e Direitos Autorais
Nutricionistas:
- Controle de qualidade de gêneros alimentícios
- Estratégias de comercialização de alimentos e bebidas
- Projetos de segurança alimentar para populações carentes
Fotógrafos:
- Cobertura fotográfica de eventos
- Fotografia corporativa
- Estética do retrato
Como colocar área de interesse no currículo
É fácil fazer com que a área de interesse ganhe destaque em um currículo bem-estruturado. Mesmo que você escolha um modelo de CV sem esse campo, basta adicionar uma seção extra e renomear como “Área de Interesse” ou somente “Interesse”.
Essa é uma das vantagens de usar o nosso Gerador de CV: você pode personalizar os modelos de acordo com as suas necessidades, preferências ou características alinhadas ao tipo de vaga que estiver buscando. Todos os modelos são projetados para facilitar a elaboração de um currículo com estilo bem aceito no mercado de trabalho e você ainda tem a possibilidade de incluir informações adicionais para valorizar os diferenciais da sua candidatura.
Dica de expert: procure elaborar um conteúdo relevante e objetivo, de forma a captar a atenção de um possível recrutador logo de cara. Outra dica importante é usar termos específicos sobre o setor de atuação
Lembre-se de que o posicionamento das informações faz diferença. Se a sessão for incluída no início do currículo, o texto deve estar 100% focado no seu interesse profissional e/ou em algum tema relacionado à carreira que pretende exercer. Já no caso de mencionar temas mais amplos para complementar as informações apresentadas no CV, é melhor colocar a sessão no final e nomeá-la como “Hobbies e Interesses”, por exemplo.
Exemplo de área de interesse no currículo para Jovem Aprendiz
Área de interesse:
Jovem Aprendiz no setor de contabilidade
Exemplo de área de interesse no currículo de estágio
Área de interesse:
Estágio no departamento de jornalismo
Apuração e checagem de notícias
Posso colocar mais de uma área de interesse no currículo
Pode, sim! Mas, para que isso funcione a seu favor, evite colocar mais de 3 áreas de interesse no CV, pois uma lista maior pode indicar falta de foco ou até mesmo um certo desespero em conseguir qualquer tipo de emprego.
Nesse sentido, a dica é citar áreas que tenham sintonia umas com as outras, demonstrando que você conhece as aplicações do trabalho que pretende assumir. Por exemplo: uma pessoa que está estudando administração de empresas pode mencionar interesses como “departamento administrativo, setor de contabilidade e back-office”.
Confira também as nossas dicas sobre como preparar a seção de Hobbies e Interesses, além de mais informações sobre currículo para estágio, Jovem Aprendiz e diversos outros temas importantes para sua carreira.
Artigos relacionados


