Onlinecurriculo » Blog » Conselho de carreira » Dicas para criar o currículo ideal a fim de recolocar-se

Dicas para criar o currículo ideal a fim de recolocar-se

Isis Graziele Da Silva
Revisado ​​por
Isis Graziele Da Silva
Especialista em Orientação Profissional
Atualizado em 17/04/2025
Uma pessoa segurando uma lupa sobre um documento com a palavra curriculum vitae.

Retornar ao trabalho após um período prolongado de folga pode ser assustador. No entanto, existem muitas coisas que você pode fazer para se preparar melhor para entrar em uma nova fase da sua carreira e voltar ao ambiente profissional

Se você está prestes a voltar ao mercado de trabalho, aqui estão algumas dicas para montar o currículo ideal a fim de recolocar-se.

Os primeiros passos para se recolocar no mercado de trabalho

Existem inúmeras razões pelas quais as pessoas acabam saindo do mercado profissional por um tempo: licenças, tentativas de empreender, anos sabáticos etc. Seja qual for o motivo da sua pausa, se você pretende se recolocar no mundo corporativo, algumas atitudes vão facilitar o seu caminho de retomada.

1. Cuide do seu networking

Em primeiro lugar, trabalhe no seu networking. Lembre-se que existem redes sociais específicas para isso, como o LinkedIn. Se você ainda não está nessa rede, abra a sua conta, atualize as suas informações, retome o contato com colegas e faça novas conexões que podem ajudar você a recolocar-se no mercado de trabalho. Além disso, aproveite estas dicas:

  • Avise para amigos e familiares que você está à procura de emprego novamente. É possível encontrar algumas das melhores oportunidades de emprego por meio de referências das pessoas que já conhecemos.
  • A abordagem direta também funciona: entre em contato com as empresas em que você deseja trabalhar. Destaque logo de início o que você pode fazer por essas organizações e mencione os lugares em que você já trabalhou anteriormente.     
  • Uma outra forma de fazer networking é usar sua rede para verificar canais com oportunidades de trabalho de curto prazo ou até como freelancer. Isso pode tornar seu currículo mais robusto e atual.

2. Pesquise tendências e práticas atuais do mercado

Faça a sua pesquisa sobre o mercado e as áreas de interesse para você nesse momento. Isso é primordial porque muita coisa pode ter acontecido e se transformado enquanto você esteve fora — e é importante assegurar que suas habilidades e conhecimentos estão alinhados às exigências atuais

Peça ajuda de recrutadores ou orientadores de carreira. Alguns sites de apoio para a recolocação são gratuitos, outros exigem o pagamento de taxas, mas as oportunidades são vastas. Especialistas no mercado de trabalho podem trazer novas perspectivas e até algumas ideias que você não ainda não tinha considerado. Além disso, tais profissionais/agências estão em uma posição muito boa para conectar você com pessoas influentes que ainda não façam parte da sua rede de contatos.

3. Revise as expectativas salariais

Se você esteve ausente por um tempo, provavelmente não voltará imediatamente ao mesmo nível de salário. Então, pelo menos para recomeçar, você pode ter que aceitar um corte salarial. Ao fazer sua pesquisa sobre as práticas atuais do mercado de trabalho, procure conferir qual a faixa de remuneração em seu campo.

Lembre-se que as médias salariais são influenciadas por diferentes fatores, inclusive pelas demandas por profissionais de sua área em diferentes regiões do país. Caso isso faça sentido para você, considere a possibilidade de buscar emprego em outras localidades.

4. Prepare seu currículo para recolocar-se

Para reconquistar espaço no mercado de trabalho, você precisa fazer um currículo que valorize o seu perfil profissional. Isso pode parecer desafiador, ainda mais se você esteve fora por um longo tempo, mas agora você pode contar com uma grande ajuda. 

Está muito mais fácil montar um currículo hoje em dia: você pode usar a tecnologia para preparar um CV otimizado para processos de triagem automatizada (ATS), além de obter sugestões de conteúdo e dicas passo a passo para preencher seu modelo de currículo preferido em nosso gerador de currículo online.

E não se preocupe, ainda vamos compartilhar mais dicas sobre o currículo ideal para voltar a trabalhar!

O modelo de currículo ideal para quem ficou sem trabalhar

Você ainda está em dúvida sobre qual modelo de currículo usar depois de um longo período fora do mercado? Então, vamos conversar mais sobre o currículo no formato funcional.

O currículo funcional é um exemplo de currículo ideal para quem ficou sem trabalhar por longos períodos. Apesar de estarmos habituados com o formato cronológico do documento (aquele que mostra suas experiências em ordem cronológica), o modelo funcional não exige essa formatação. 

Assim, o currículo funcional não expõe a lacuna de tempo fora do mercado de trabalho. Pelo contrário: ele foca muito mais nas habilidades e competências conquistadas pela pessoa em seus trabalhos anteriores.

Dica de expert

Se você está sem emprego há algum tempo ou acabou de se formar e não tem um longo histórico de trabalho, um currículo funcional pode ser uma boa solução. Isso porque ele apresenta suas experiências de trabalho mais relevantes, ao invés de organizar seu histórico de trabalho por data.

Exemplo: se você trabalhou como garçonete, gerente de restaurante e chef de cozinha em um período de 10 anos e está se candidatando a um emprego como gerente de uma loja atacadista, você pode concentrar o seu currículo em suas experiências como gerente de restaurante. Isso significa que, com um currículo funcional, você reduz as informações desnecessárias e mantém suas experiências de trabalho mais relevantes para o cargo desejado. 

Mesmo por longos períodos fora do mercado profissional, você podese destacar dos demais candidatos a uma oportunidade de emprego. Com um currículo funcional, você está contando uma história que mostra para possíveis contratantes exatamente como você pode colaborar com eles. Ao demonstrar que você pode adicionar valor na empresa, você certamente vai atrair atenção e entrevistas. É por isso que acreditamos que este modelo é o currículo ideal para quem busca se recolocar no mercado.

Dicas para atualizar o seu currículo

Se você já tem um currículo pronto, ótimo! Mas se ainda não tem, não se preocupe, vamos ajudar você a criar um currículo ideal para a realocação no mundo corporativo.

Uma boa dica é dar uma olhada nos diversos posts do nosso site. Eles falam sobre os mais variados formatos de currículos existentes para que você possa se atualizar.

Antes de escrever o seu currículo novamente, faça uma lista de todos os trabalhos que você realizou e determine qual formato de currículo vai usar: um currículo funcional, um currículo cronológico ou um currículo combinado (que combina aspectos do currículo funcional e cronológico). 

Um currículo combinado pode ser útil se você está tentando mudar de carreira após um período de pausa e se você não tem experiências relevantes para a nova carreira que está escolhendo.

De qualquer maneira, ao atualizar o seu currículo reflita sobre sua experiência, sobre o tipo de trabalho que você está procurando e sobre as habilidades que você já tem.

Agora vamos às dicas para escrever o seu currículo ideal:

Analise seu currículo antigo

Se você já tem um currículo pronto, pode reescrevê-lo de forma mais atrativa de acordo com as vagas para as quais você pretende se candidatar. Atualize o seu histórico profissional e educacional, acrescente os cursos realizados e as suas funções em outros trabalhos. Lembre-se de focar em suas habilidades e não tanto nas datas de outras experiências de emprego.

Faça um sumário de habilidades

O sumário de habilidades chama a atenção dos recrutadores. Ele é dinâmico e mostra o que você tem de melhor e mais inovador para trazer para o cargo e para a empresa. Uma dica é relatar experiências de sucesso, indicar com números e porcentagens aquilo que você pode oferecer para a nova posição que almeja. 

Exemplo
Copiado!

Profissional com experiência em gestão de equipes de vendas e implementação de estratégias que resultaram em aumento de 25% no faturamento.

Atualize suas habilidades tecnológicas

Se você não tem confiança ou habilidade com recursos tecnológicos, pesquise cursos ou tutoriais online para se atualizar. As pessoas geralmente presumem que, se você teve uma folga do mercado de trabalho, pode não ter evoluído no âmbito da tecnologia. Portanto, você vai impressionar os empregadores ao demonstrar que suas habilidades estão atualizadas.

Exemplo
Copiado!

Realizei um curso de marketing digital durante meu período sabático, aprimorando minhas habilidades em SEO e campanhas de redes sociais.

Confira os modelos de currículo

Para ter ideias do que escrever, que termos são mais apropriados, qual é a fonte ideal para currículos ou a organização mais recomendada, confira alguns exemplos de currículos prontos e aproveite o seu modelo preferido como base para montar o seu.

A internet é cheia de modelos de currículo e, com certeza, você encontrará um que combine com seu estilo! E não é preciso parar a elaboração do seu currículo para pesquisar sobre o que escrever nele: ao escolher um dos nossos modelos prontos de CV, você vai ter dicas passo a passo, sugestões de palavras-chave e exemplos de frases para usar no currículo com foco em seus objetivos de carreira.

Usar um modelo de currículo também é uma forma de garantir uma formatação impecável a cada mudança que você faça no seu material. Afinal, vale a pena personalizar o seu CV para atender melhor às expectativas de acordo com cada oportunidade de emprego!

Venda-se!

Toda experiência, dentro ou fora do mercado de trabalho, tem o seu valor. Sinta orgulho de suas conquistas profissionais do passado, mas também se orgulhe de quaisquer outras habilidades ou experiências da vida que lhe ensinaram algo e ampliaram as suas competências. Isso conta! 

O que você tem feito no período de folga pode ser valioso para a sua carreira daqui para frente. Muitos profissionais, por exemplo, tiram anos sabáticos e aprendem diversas novas habilidades fora do mundo corporativo, mas que são essenciais em qualquer tipo de trabalho.


Lembre-se, só porque você teve uma pausa não significa que você está fora do jogo! Ao seguir essas dicas, você terá mais confiança para seguir em frente, fazer o que precisa para se destacar e voltar com força total. Confie em seu potencial e dê o primeiro passo para avançar na sua jornada profissional!

Artigos relacionados