Criador curriculo online

Currículo Funcional

Guia para fazer um Currículo Funcional


As mudanças fazem parte da história de toda humanidade, como tudo na vida, as coisas mudam, as pessoas nascem, crescem, amadurecem e consequentemente seus interesses se modificam ao longo do tempo.

Sendo assim, não existe motivos para que isso não possa acontecer no meio profissional, certo?

Muitas vezes descobrimos novas vocações, aptidões e preferências de trabalho e com o passar dos anos esses desejos nos impulsionam a tentar descobrir caminhos diferente na jornada profissional, é aí que o currículo funcional entra como um forte aliado ao candidato que está em busca de experiências inéditas.

Os dias em que você poderia colocar um par de dados e cargos em um pedaço de papel e chamá-lo de currículo estão verdadeiramente acabados. No mundo digital, um simples anúncio de emprego pode atrair centenas de aspirantes em questão de horas, o que significa que você precisa se destacar.

Currículos funcionais ou baseados em habilidades estão se tornando cada vez mais populares como uma forma de serem notados. A essência é simples. Em vez de ser um relato cronológico de sua carreira até o momento atual, o currículo funcional entra direto na ação, dizendo em que você é bom e, portanto, por que o empregador deve contratá-lo.

Neste artigo vamos expor tudo o que um candidato precisa saber para elaborar um modelo de currículo funcional interessante, com dicas e exemplos para você se basear.

Esta é a melhor arma para quem está querendo tomar novos rumos profissionais, mudando de carreira ou que está desempregado há algum tempo. Considere colocar as habilidades à frente da experiência para ser notado com mais facilidade e garantir de uma vez por todas uma vaga para as entrevistas.

O que é um currículo funcional

Um currículo funcional é o perfil profissional que se concentra em suas habilidades e experiência, e não em seu histórico de trabalho cronológico.

Neste formato de currículo, as competências e realizações do candidato são os pontos focais. Ele prioriza o que você é bom e o que você realizou, é por isso que também é conhecido como um currículo baseado em habilidades. O histórico de trabalho está incluído, mas apenas como uma lista de cargos e empregadores.

O documento é normalmente usado por pessoas que estão mudando de carreira, que têm lacunas em seu histórico de emprego ou cuja experiência de trabalho não está diretamente relacionado ao cargo ofertado na vaga anunciada.

Dessa forma, habilidades e capacidades específicas são enfatizadas para dar maior destaque às competências e realizações do candidato no modelo de currículo funcional.
Isso é diferente de um currículo tradicional que exibe uma linha do tempo de experiência de trabalho cronológica, geralmente reversa, com breves explicações de cada trabalho e suas responsabilidades inerentes.

Como resultado, o foco é deslocado dos cargos e da quantidade de tempo que passou para as habilidades reais que o candidato possui, vendendo as competências adquiridas ao longo dos anos.
Os currículos funcionais assumem o papel quando os candidatos mudam de carreira ou de setores, ou ainda, quando desejam esconder lacunas e longos períodos sem trabalho, isso porque tais modelos permitem que você lidere com suas habilidades transferíveis ao invés da sua experiência, a qual deve ser mencionada de acordo com o período vivenciado.

A seguir traremos uma lista das principais vantagens e desvantagens do modelo de currículo funcional para que o candidato tenha certeza se este é o documento certo para se destacar com os recrutadores.

Vantagens e desvantagens do currículo funcional

O currículo cronológico tradicional é o formato de currículo mais comumente usado nas candidaturas de emprego, mas este modelo não funciona bem para todos. Se você tem lacunas de histórico de trabalho, pouca experiência profissional, transição para uma nova carreira ou mudanças frequentes de emprego, um currículo funcional pode aumentar suas chances de conseguir uma entrevista.

Pense na seguinte situação: você está há algum período desempregado e terá que explicar essas lacunas em seu perfil profissional, o objetivo final de um currículo funcional é fazer com que o gerente de contratação pense que sua experiência de trabalho é a mais “normal” possível.

Não se preocupe, pois a maioria das pessoas não tem registros perfeitos de experiência de trabalho, então você não está em completa desvantagem, há uma série de estratégias que você pode empregar para encobrir estes períodos inativos no seu documento.

Um currículo funcional é menos usado do que um modelo cronológico, que lista o histórico de trabalho de um candidato. É fato que recrutadores e entrevistadores preferem este formato, por isso, se você não tem um motivo para usar um currículo funcional, opte por um curriculo cronológico.

Uma outra opção é o resumo da combinação, que oferece o melhor dos dois mundos. Em um currículo combinado ou misto, suas habilidades são destacadas primeiro e depois seguidas por seu histórico de trabalho.

Os currículos funcionais sugerem uma abordagem mais ousada, pois projetar seus aplicativos dessa maneira não é uma decisão a ser tomada tão facilmente, afinal, o que você está tentando fazer com um currículo é facilitar para os empregadores te conhecerem.

As principais vantagens do modelos de currículo funcional são:

  • Um currículo funcional pode aumentar as chances de conseguir uma entrevista, mesmo que você não tenha a experiência de trabalho exata exigida para o cargo
  • Este tipo de currículo é perfeito na transição para uma nova carreira, pois as habilidades relevantes são destacadas e a falta de experiência é menos perceptível
  • Currículos funcionais não mostram histórico detalhado de emprego, isso permite ao candidato ocultar falhas de trabalho nos casos em que eles estiveram fora do mercado profissional por longos períodos de tempo
  • Um currículo funcional é adequado para alguém que mudou de emprego com frequência.


No entanto, o modelo de currículo funcional também oferece desvantagens aos candidatos, lembrando que se candidatando a algo semelhante ao que você tem feito sempre use um CV cronológico ou combinado, os empregadores tendem a preferir a abordagem histórica da experiência laboral.

As principais desvantagens do currículo funcional são:

  • Um currículo funcional pode jogar contra você com recrutadores que assumem que o candidato está excluindo detalhes do seu histórico de emprego, porque há algo a esconder
  • Os currículos funcionais não mostram claramente o crescimento na carreira ou o desenvolvimento de responsabilidades passadas, o que pode não ser atrativo para vários contratantes
  • O modelo de currículo funcional não é baseado em experiências passadas o que pode ser uma desvantagem em cargos que exigem longos períodos de vivência em atividades relacionadas à posição oferecida na vaga de emprego.
  • Esse formato não funciona bem em campos tradicionais ou em empresas convencionais que buscam informações específicas nos currículos que recebem.


O objetivo principal de escrever um currículo funcional é ocultar o fato de que você não tem uma experiência de trabalho necessariamente perfeita para o cargo que procura ou porque está transferindo de setores.

Se você está lendo este artigo, provavelmente é porque teve períodos de desemprego, deseja mudar de área e não sabe como ocultar estes fatores em seu documento.
Por isso é importante saber a estrutura básica e as dicas para criar um currículo funcional de qualidade para os gerentes de contratação não pensem que você é um candidato de alto risco.

Dicas para criar um currículo funcional

Existem diversas dicas para criar exemplos de currículos funcionais que chamem a atenção dos recrutadores mesmo não enfatizando a experiência laboral do candidato. Vamos a elas:

  • Desenvolva um resumo de currículo
    Considere incluir um resumo no início de seu currículo que enfoque as habilidades que você tem e que são relevantes para o trabalho. Esta é uma ótima maneira de moldar a maneira como o empregador vê você (e seu perfil profissional impresso) à primeira vista.
  • Organize o CV por temas
    Ao escrever um currículo funcional, organize seu documento por temas, em vez de simplesmente listar seus trabalhos em ordem cronológica inversa. Esses temas podem ser habilidades ou qualificações listadas no currículo (por exemplo, “Experiência de recrutamento” e “Experiência de atendimento ao cliente”).
    Ao agrupar suas habilidades, o empregador pode ver com mais facilidade que você tem as competências certas para o trabalho, mesmo que seu histórico de trabalho seja pouco relacionado ao trabalho em questão.
  • Use palavras-chaves
    Certifique-se de usar palavras-chaves da descrição do trabalho em seu currículo. Você pode usar essas palavras como títulos para os temas ou nas listas com marcadores em que descreve suas habilidades e conquistas com mais detalhes. Isso ajudará o empregador a ver que suas habilidades combinam bem com os requisitos do trabalho.
  • Mencione projetos relevantes
    É essencial incluir também quaisquer projetos de âmbito pessoal ou profissional, projetos demonstram seu sucesso no desenvolvimento e conclusão de tarefas.
  • Inclua seu histórico de emprego mesmo assim
    Não importa se o que você fez anteriormente não tem nada a ver com o trabalho que procura agora, você provavelmente ainda precisará incluir o histórico de emprego.
    Inclua isso na parte inferior do seu currículo, para que o empregador se concentre mais em suas habilidades do que em seu histórico de trabalho.
  • Escreva uma carta de apresentação forte
    Inclua uma carta de motivação forte para acompanhar seu currículo funcional. Use esta carta de apresentação para expandir as habilidades e competências que fazem com que você seja um forte candidato para a posição. Isso ajudará a diminuir quaisquer preocupações que o empregador possa ter sobre seu histórico de trabalho.

Modelo de currículo funcional

Existem diversos modelos de currículos funcionais, as dicas citadas acima servem como base e inspiração para os candidatos escreverem sobre suas próprias qualificações, mas tudo pode ser modificado para dar mais personalidade ao seu perfil.

Veja nesta seção do artigo de currículo funcional exemplo de dois modelos básicos, que seguem estruturas simples e que são aplicáveis a praticamente todas as profissões.

LIGIA MOREIRA
Rua da Graça, 94541, Brasília – DF. (61) 123-4567 ligia.moreira@email.com
OBJETIVO: Atuar em um cargo de Coordenador de Vendas, Representante ou Executivo de Contas

SUMÁRIO DE QUALIFICAÇÕES:

  • Experiência bem sucedida em vendas de uma gama de produtos e serviços
  • Experiência prática como proprietária e gerente de uma pequena empresa
  • Motivada com o desenvolvimento de boas relações com os clientes

HABILIDADES RELEVANTES:
VENDAS E DESENVOLVIMENTO DE NOVAS CONTAS
Aumentou a receita publicitária de uma pequena publicação por meio de pesquisa de mercado e promoção de produtos. Desenvolveu novos pontos de distribuição para uma revista especializada no centro oeste do país.

  • Responsável pelas visitas de acompanhamento para lojas de varejo em toda a região
  • Organização de roteiros detalhados e registros financeiros
  • Aumentou o número de leitores em mais de 40% em um período de dois anos

RELAÇÃO COM CLIENTE
Serviu como representante de fornecedores da Janaína Esportes:

  • Coordenação de informações e distribuição de produtos para 75 representantes de campo e principais contas
  • Promoção de brindes em feiras de toda a região centro oeste
  • Lidei com clientes novos e estabelecidos
  • Supervisionou a produção de publicidade e sua colocação em grandes publicações comerciais

HISTÓRICO DE EMPREGO:
2004-2016 Coordenadora de Vendas Janaína Esporte, Brasília – DF
2000-2003 Coordenador de Distribuição Revista Saúde e Esporte, Brasília – DF
1998-1999 Proprietário / Gerente Restaurante Mr. Fit, Uberlândia – MG

EDUCAÇÃO:
Graduação em Publicidade e Propaganda, Uniube, Uberlândia – MG



Cláudio João Roberto
Rua José Cesarino, 900, São Paulo – SP
(11)999-0000
claudio@email.com
Solteiro, 23 anos.

Objetivo: Posição no cuidado infantil ou no ensino em uma escola pública, privada ou creche.

Resumo de Habilidades:

  • Experiência em desenvolvimento infantil e criação de filhos
  • Indivíduo motivado, entusiasta e focado em resultados
  • Hábil em estabelecer ambientes seguros, saudáveis ​​e estimulantes, enfatizar uma boa nutrição
  • Compromisso com a educação e diversão ao longo da vida no campo do desenvolvimento infantil
  • Confiante em trabalhar crianças, habilidoso e atencioso

Educação:

Graduação em Pedagogia – Universidade Anhembi Morumbi 2014-2017
Ensino Médio Profissionalizante – Fundação Getúlio Vargas 2013 – 2016

Experiências Relevantes:

  • Auxílio na elaboração de currículos para ajudar as crianças no desenvolvimento de habilidades sociais e auto-imagem positiva em projeto social junto à instituição de ensino universitário
  • Preparou planos de aula para a elaboração de habilidades de leitura para alunos da pré-escola
  • Avaliou o progresso das crianças e os objetivos do programa de inclusão ao mercado de trabalho junto à universidade
  • Integração de atividades ao ar livre, artes, artesanato e música criativa para crianças carentes em instituições não governamentais e projetos voluntários

Esses são dois exemplos de currículos funcionais que os candidatos podem adequar para chamar a atenção dos futuros contratantes.

Lembre-se de que um formato simples é ideal para atingir o objetivo de liderar as chances do potencial empregador através das qualificações mais importantes. As habilidades são listadas primeiro porque para estes casos, suas competências devem ser mais relevantes que sua experiência