7 perguntas que você não deve fazer em uma entrevista de emprego

Quando você tem a chance de ficar diante de um recrutador, é natural pensar primeiro no que dizer sobre suas habilidades e competências. Porém, é provável que ele também abra espaço para você tirar as suas dúvidas sobre a vaga. Esse pode ser um momento delicado, mas não se preocupe.

perguntas que nao deve fazer em uma entrevista de emprego

Preparamos uma lista de perguntas que você NÃO deve fazer em uma entrevista de emprego para que a sua atuação seja brilhante do começo ao fim da conversa:

Quais os principais concorrentes dessa empresa?

Chega a ser considerado falta de respeito quando um candidato demonstra não ter feito qualquer pesquisa como preparação para a entrevista. Isso significa que não basta ler a seção “sobre nós” no site da empresa, é preciso entender o básico sobre o posicionamento dela no mercado.

Quais serão os meus benefícios?

Normalmente, as informações sobre benefícios são feitas como um chamariz no site da empresa ou anúncio da vaga. Caso contrário, eles serão revelados apenas na oferta de contratação. Portanto, esse não é o momento de perguntar sobre plano de saúde, vale-refeição, descontos em produtos ou cursos que a empresa pode pagar para você aprimorar os seus conhecimentos.

Posso me candidatar a outra vaga na empresa, além desta?

Apesar de demonstrar que você quer fazer parte do time da empresa, isso pode soar como despreparo, desinteresse na vaga em si ou até desespero em agarrar qualquer chance de emprego. Só converse sobre outras oportunidades se o próprio entrevistador lhe disser que o seu perfil é mais indicado para alguma posição em aberto. Nesse caso, peça que ele oriente você sobre a conduta mais adequada.

Vocês costumam monitorar as redes sociais dos funcionários?

Embora esta seja uma preocupação comum na cultura atual, esse tipo de pergunta faz parecer que você tem algo a esconder. Isso pode soar tão estranho para o recrutador como se você perguntasse se eles têm câmeras de segurança instaladas em todos os escritórios ou gravam as conversas telefônicas.

Estou me saindo bem?

Essa é uma das principais perguntas que NÃO devem ser feitas em uma entrevista de emprego. Você deve transmitir autoconfiança em vez de buscar validação. Além do mais, o processo de seleção profissional é sigiloso. Portanto, o recrutador jamais poderia responder isso!

Se eu cumprir o total de horas, posso entrar mais cedo ou sair mais tarde?

Não detone uma possível contratação tentando fazer esse tipo de combinação antes do tempo. Se a vaga for oferecida para você, certamente será proposto um horário a ser cumprido. Aí sim, dá para discutir esses detalhes.

Quais serão as condições do meu ambiente de trabalho?

Por mais que você tenha um interesse genuíno em trabalhar em um ambiente silencioso, ter uma sala com janela ou até trabalhar alguns dias em home-office, não levante esse tipo de questão na entrevista. Isso pode passar a impressão de que você é exigente demais ou até arrogante… e impedir que você passe para a próxima fase da seleção profissional.

Perguntas que vale a pena fazer em uma entrevista de emprego

Não poderíamos completar este artigo sem indicar algumas perguntas inteligentes que podem ajudar você a causar uma ótima impressão nos recrutadores.

Veja só:

  • O que você considera mais importante na cultura desta empresa?
  • No momento atual, qual o maior desafio enfrentado pela equipe?
  • Como você avalia a importância dessa função para a empresa?
  • Que tipo de colaboração posso oferecer e esperar dos meus colegas de área?
  • Quais os principais resultados que você espera que eu conquiste para a empresa?



Já listamos as perguntas para não se fazer em uma entrevista de emprego e oferecemos boas alternativas que vão ajudar você a brilhar nesse momento da conversa. Continue se empenhando em fazer o seu melhor e logo você receberá uma proposta de contratação!