O Curriculo para estagio

Saiba como aproveitar sua experiência de estágio para encontrar um novo emprego

Equipe de OnlineCV
Escrito por
Equipe de OnlineCV
Atualizado em 06/02/2025
Um modelo de currículo moderno com rosto de homem.

Para muitos jovens, o estágio é a primeira experiência no mercado de trabalho. Por conta disso, fazer um currículo de estágio é algo bastante específico, com uma estrutura que só funciona para esse tipo de vaga e contratação.

De fato, estagiar faz com que você tenha um aprendizado na prática e adquira experiências capazes de moldar o seu futuro profissional. Seja para cumprir com uma exigência de curso universitário ou começar a trabalhar em sua área de interesse, é importante preparar um CV voltado a esse tipo de oportunidade.

Mas como fazer um currículo para estágio que realmente atraia os recrutadores? Para responder essa questão, separamos exemplos de currículo para estágio, além de dicas práticas para você seguir.

Além disso, se você quiser entender mais sobre currículos e como aumentar suas chances no mercado de trabalho, saiba que os artigos a seguir podem ser úteis para quem fazer um currículo para primeiro emprego:

Modelo de currículo para estágio

Muitos jovens gostariam de saber como fazer currículo para estágio da forma correta. Afinal, quando você utiliza uma estrutura clara e funcional neste documento, tem mais chances de atrair a atenção de um recrutador.

Nesse sentido, para ter certeza de que o seu CV tem uma aparência adequada e inclui as informações necessárias, você pode usar um modelo de currículo para estágio.

Um modelo currículo para estágio nada mais é do que um template, em que você pode inserir seus dados para personalizá-lo. Com isso, você vai ganhar tempo e consegue ter mais segurança ao usar e enviar um currículo para estágio modelo.

Como fazer um currículo para estágio

O modo de fazer currículo para estágio pode até ter semelhanças com o preparo de outros tipos de CV, mas há certas diferenças que podem tornar o documento mais eficiente para processos seletivos das oportunidades de estágio profissional ou acadêmico.

Ao conferir um exemplo de currículo para estágio, você vai perceber que algumas seções recebem maior destaque do que outras, que em currículos de profissionais experientes costumam se sobressair.

Por exemplo, no currículo de estágio você pode dar mais destaque à Educação ao preencher as seções essenciais do currículo e até inserir seções adicionais para valorizar os seus aprendizados e suas experiências, mesmo que não sejam resultantes de algum trabalho remunerado.

Além disso, os recrutadores esperam ver, no mínimo, as seguintes seções no currículo para estágio:

  • Contato
  • Educação
  • Experiência

Em um modelo de currículo para estágio você vai perceber que podem existir outras seções, que demonstram com mais clareza o seu potencial profissional. São elas:

Para quem tem dúvidas sobre como fazer um currículo para estágio, a dica é utilizar exemplos de currículo para estágio para personalizar. E você pode fazer isso aqui mesmo, no OnlineCV!

Na prática, depois de selecionar um modelo de currículo para editar no OnlineCV, você pode fazer alterações no layout e aproveitar as sugestões sobre como preencher em cada campo das seções do CV. Aqui vão mais algumas dicas para você montar um currículo de estágio impecável:

Contato

A seção com suas informações de contato não precisa conter números de documentos. Na verdade, atualmente, você não vai encontrar um modelo currículo estágio que peça seus documentos pessoais. Isso não é mais necessário para os recrutadores.

Entretanto, você precisará incluir seu nome e emprego — que, no caso de um CV para estágio, pode ser preenchido como “estudante de…” ou “estagiário(a)”.

Assim, na área de contato, além de seu nome e profissão, inclua as principais formas de entrar em contato com você, como número de telefone, endereço e um e-mail que, de preferência, faça referência ao seu nome (mas, claro, evite os títulos engraçados ou confusos).

Se quiser colocar uma foto no currículo, aproveite as dicas valiosas que vão surgir na análise da imagem selecionada. E só insira um link para seu LinkedIn ou site de portfólio se o recrutador for encontrar informações relevantes por lá. Afinal, não é preciso preencher esse campo.

Objetivo

Por mais que esta seção seja considerada opcional, informar o objetivo é especialmente útil em um currículo de estágio. Em um exemplo de currículo para estágio, esta informação vai aparecer logo no início do CV e que aquela breve declaração tem o poder de estimular a leitura do restante do documento.

Para escrever esse texto (de 4 a 6 linhas), procure pensar no ponto de vista do empregador e destacar os seus pontos fortes que podem contribuir com a empresa durante o seu estágio.

Vale pesquisar por modelo currículo para estágio com o objetivo já preenchido, para que você tenha uma noção do que escrever e possa se inspirar nos exemplos.

Se ficar em dúvida, avalie em qual a direção você pretende dar um primeiro passo na sua carreira. Pesquise um pouco mais sobre a função em que pretende estagiar e tente saber se as suas expectativas combinam com o tipo de oportunidade para a qual está se candidatando.

Saber como fazer um currículo para estágio inclui realizar uma boa pesquisa e dedicar um tempo para as áreas que mais podem contar pontos a seu favor.

Habilidades

É fácil entender por que a seção de Habilidades chama a atenção dos recrutadores em um currículo de estágio. Afinal, ali eles encontram uma síntese que a ajuda a formar percepção geral sobre a candidatura.

Ao utilizar um modelo de currículo para estágio, aproveite ao máximo o espaço de habilidades para mencionar as suas competências de forma estratégica:

  • Use palavras-chave que constam na descrição da oportunidade ou sejam relevantes para o tipo de estágio a que for se candidatar
  • Procure incluir alguma habilidade que faça a sua candidatura se diferenciar das outras
  • Sempre adapte o conteúdo do currículo para estágio modelo de acordo com cada oferta de estágio

Essas estratégias podem ser usadas em outras seções para turbinar o seu currículo para estágio.

Educação

A seção educação ou formação acadêmica tem grande importância em um currículo para estágio, já que a ideia é ganhar experiência em uma área em que você ainda não tenha trabalhado.

Basta lembrar de qualquer exemplo de currículo para estágio que você tenha visto: provavelmente, a área de educação teve um bom destaque, não é mesmo?

Por isso, é recomendável dedicar algum tempo para encontrar um modelo currículo para estágio que foque no aspecto educacional do candidato.

Com o modelo currículo estágio em mãos, comece pelo seu maior e mais recente grau de escolaridade e inclua apenas as informações anteriores que forem relevantes.

Mas quando falamos sobre como fazer currículo para estágio, como saber o que é relevante ou não?

Uma boa dica é pensar no que o recrutador pode estar interessado em saber: que é o mais recente e mais importante para a vaga em questão. Ou seja, quem está fazendo faculdade não precisa inserir dados sobre o ensino médio, mas pode colocar nesta seção os diplomas de formação específica na área ou curso profissionalizante. que conferem conhecimentos técnicos

Para aumentar as suas chances de contratação para o estágio desejado, acrescente uma breve descrição sobre o teor do curso ou mais informações relativas ao seu desempenho nos estudos.

Não sabe como escrever esses textos? Busque por exemplos de currículo para estágio para ter inspiração e criar algo original!

Experiência

Em um modelo de currículo para estágio, é possível que você encontre a seção Experiência. É importante preencher a seção Experiência do CV mesmo que você ainda não tenha trabalhado de forma remunerada ou fixa.

Você pode, por exemplo, incluir informações sobre outros estágios ou empregos temporários.

Além disso, projetos realizados na faculdade que sejam voltados à atuação no mercado profissional ou até mesmo a sua participação em trabalhos a título de voluntariado podem ser boas inclusões.

No currículo para estágio modelo, é muito comum existir uma seção extra formatada para projetos da faculdade ou mesmo trabalhos voluntários.

Adicione seções extra como Idiomas e Referências

Como já mencionamos antes, as seções extra podem impulsionar as chances de sucesso do seu currículo para estágio.

Então, não deixe de incluir seções que atestem a sua capacidade de comunicar-se em outro(s) idioma(s) e demonstrem que você possui outras experiências que possam agregar valor à sua atuação na empresa.

Por exemplo, apresente recomendações ou mencione conquistas interessantes em sua área, adicionando seções como Realizações, Prêmios etc. Você pode até criar uma seção personalizada em um modelo currículo estágio do OnlineCV.

Como adicionar estágios no seu currículo

Ao pesquisar sobre como fazer currículo para estágio, você pode se deparar com muitas dicas para quem está buscando a primeira oportunidade. Mas quem já participou de estágios antes? O que deve fazer?

Para maximizar o impacto de um estágio em seu currículo, é importante dar atenção à maneira como as informações são mencionadas no documento.

Em um mercado de trabalho altamente competitivo, não vale a pena deixar de fora uma experiência que seja relevante para a carreira que você está almejando — e, você sabe, há estagiários que se desenvolvem muito mais do que alguns funcionários efetivos.

São muitas as dúvidas sobre como adicionar um estágio em um currículo:

  • Qual a melhor forma de destacar minhas atividades?
  • Posso escrever no CV que uma experiência foi adquirida através de um programa de estágio?
  • Devo mencionar o cargo da pessoa a quem eu me reportava diretamente?

Para esclarecer esses pontos, lembre-se que a estrutura de suas descrições de estágio no currículo deve seguir a estrutura das demais descrições da seção de “Experiência de trabalho”.

No entanto, é importante deixar o recrutador ciente de que você está descrevendo um estágio e não um cargo sob contratação efetiva (ainda que se trate de um programa de estágio remunerado).

Portanto, comece por listar o nome e local da empresa, o título da função exercida e o período durante o qual você estagiou.

Como se faz na seção de “experiência profissional”, a próxima parte é pensar nas responsabilidades e funções que você exercia no estágio, para definir o que seria mais relevante para o trabalho ao qual você está se candidatando.

Caso tenha realizado mais de um estágio, liste-os no currículo em ordem cronológica inversa.

Um currículo para estágio de qualidade!

Agora que você já sabe como fazer um currículo para estágio, é hora de “colocar a mão na massa”!

Ao fazer seu currículo de estágio, não tenha pressa. Dedique algum tempo para elaborar um documento de qualidade, capaz de chamar a atenção dos recrutadores.

Você sempre pode usar um modelo de currículo de estágio do OnlineCV para isso. Apenas lembre-se de personalizar as seções de acordo com as suas informações. Depois, é só fazer o download e começar a se candidatar a vagas de estágio! 

Acredite, todo esse esforço será recompensado quando oportunidades de entrevista surgirem.