Onlinecurriculo » Blog » Entrevista de emprego » 7 perguntas que você não deve fazer em uma entrevista de emprego

7 perguntas que você não deve fazer em uma entrevista de emprego

Isis Graziele Da Silva
Revisado ​​por
Isis Graziele Da Silva
Especialista em Orientação Profissional
Atualizado em 17/04/2025
Três empresários com pontos de interrogação no rosto.

Quando você tem a chance de ficar diante de um recrutador, é natural pensar primeiro no que dizer sobre suas habilidades e competências. Porém, é provável que ele também abra espaço para você tirar as suas dúvidas sobre a vaga — o que pode ser uma excelente oportunidade para descobrir mais sobre a posição e demonstrar que você pode ser a pessoa ideal para ocupá-la.

Entender o que NÃO perguntar em uma entrevista de emprego é tão importante quanto saber o que dizer. Mas não se preocupe! Com as dicas deste guia, você vai saber como causar uma boa impressão com questionamentos inteligentes.

O que não perguntar na entrevista de emprego

Preparamos uma lista de perguntas que não podem ser feitas em uma entrevista de emprego para que a sua interação seja brilhante do começo ao fim da conversa:

1. Quais os principais concorrentes dessa empresa?

Chega a ser considerado falta de respeito quando um candidato demonstra não ter feito qualquer pesquisa como preparação para a entrevista. Evite demonstrar falta de preparo. Antes da entrevista, pesquise sobre a empresa e seu mercado para não passar a impressão de desinteresse.

Dica de expert

É importante saber o básico sobre uma empresa ao se apresentar para uma entrevista de emprego naquela organização. Procure informações sobre a história da empresa, seu posicionamento de mercado e seus concorrentes. 

2. Quais serão os meus benefícios?

Perguntar sobre benefícios no momento errado pode parecer que você se preocupa mais com suas vantagens do que com a sua possível contribuição para a empresa. Normalmente, as informações sobre benefícios são feitas como um chamariz no site da empresa ou anúncio da vaga — caso contrário, isso só será revelado após a fase de seleção. Portanto, não é bom perguntar na entrevista de emprego sobre plano de saúde, vale-refeição, descontos em produtos ou cursos que a empresa pode pagar para você aprimorar os seus conhecimentos. Espere até receber a oferta de contratação para para discutir esses detalhes.

3. Posso me candidatar a outra vaga na empresa, além desta?

Evite fazer esse tipo de pergunta na entrevista de emprego porque, apesar de demonstrar que você quer fazer parte do time da empresa, isso pode soar como falta de foco, desinteresse pela vaga em aberto ou até desespero em agarrar qualquer chance de emprego. Só converse sobre outras oportunidades se o próprio entrevistador lhe disser que o seu perfil é mais indicado para alguma outra posição em aberto. Nesse caso, peça que ele oriente você sobre a conduta mais adequada.

4. Vocês costumam monitorar as redes sociais dos funcionários?

Embora esta seja uma preocupação comum na cultura atual, esse tipo de pergunta faz parecer que você tem algo a esconder. Isso pode soar tão estranho para o recrutador como se você perguntasse se eles têm câmeras de segurança instaladas em todos os escritórios ou gravam as conversas telefônicas.

5. Estou me saindo bem?     

Essa é uma das principais perguntas que NÃO devem ser feitas em uma entrevista de emprego. Você deve transmitir autoconfiança em vez de buscar validação. Além do mais, o processo de seleção profissional é sigiloso. Portanto, recrutadores jamais poderiam responder isso!

6. Se eu cumprir o total de horas, posso entrar mais cedo ou sair mais tarde?

Se você pretende negociar horários de trabalho, o momento certo para isso é após receber uma oferta da empresa. Se a vaga for oferecida para você, certamente será proposto um horário a ser cumprido. Aí, sim, você pode tratar de detalhes.Falar nisso durante a entrevista de emprego pode fazer você parecer inflexível.

7. Quais serão as condições do meu ambiente de trabalho?

Por mais que você tenha um interesse genuíno em trabalhar em um ambiente silencioso, ter uma sala com janela ou até trabalhar alguns dias em home-office, não levante esse tipo de questão na entrevista. Isso pode passar a impressão de que você é exigente demais ou até arrogante… e impedir que você passe para a próxima fase da seleção profissional.

Perguntas que vale a pena fazer em uma entrevista de emprego

Não poderíamos completar este artigo sem indicar algumas perguntas inteligentes que podem ajudar você a causar uma ótima impressão na entrevista de emprego! Afinal, isso indica que você valoriza a colaboração com a equipe e quer se alinhar aos objetivos da empresa.

Veja alguns exemplos de perguntas que ajudam a causar uma impressão positiva na fase das entrevistas de emprego, pois demonstram interesse e proatividade:

  • O que você considera mais importante na cultura desta empresa?
  • No momento atual, qual é o maior desafio enfrentado pela equipe?
  • Como essa função contribui para o sucesso da empresa?
  • Que tipo de colaboração posso oferecer e esperar dos meus colegas de área?
  • Quais são os principais resultados que você espera que eu conquiste para a empresa?

Dica de expert

Uma boa entrevista vai além de responder perguntas — é também sobre mostrar interesse genuíno pela empresa e a vaga. Com essa abordagem, você estará no caminho certo para causar uma ótima impressão e aumentar suas chances de conquistar a oportunidade que deseja.

Temos uma série de outros artigos para ajudar você a brilhar nessa importante etapa do processo de seleção profissional, inclusive com dicas sobre entrevista de emprego em inglês. Continue se empenhando em fazer o seu melhor e logo você receberá uma proposta de contratação!

Artigos relacionados